sexta-feira, 7 de maio de 2010

Estar vivos


Hoje, em uma sala de espera de um consultório médico em Blumenau SC, um casal e um homem conversavam em voz alta, assuntos desagradáveis. Tentei abstrair daquilo, e distrair a pessoa a quem acompanhava. Até que eles ficaram em silêncio.

Olhamos para a tv vagamente, admirando a iniciativa de uma mãe que soube apoiar o filho com necessidades especiais. E antes que eu respondesse a uma pergunta de quem estava comigo, a senhora do casal se antecipou e respondeu.

Daí o casal começou a descrever vivamente sua própria vida em voz alta e à distância. Comentaram o quanto queriam netos, mas de como o filho estava certo em se acertar primeiro, após duas faculdades e pós. Filho deles que estudou, ele trabalhador do campo, ela que começou como servente, foi estudar e chegou a enfermeira. E como estava sendo difícil para a mulher superar a descoberta de que o pai biológico do qual cuidara com carinho não era seu pai verdadeiro, como a irmã revelara pouco antes dele morrer. Nesse embalo, ele já estava de pé, falando. E falaram muito.

A essas alturas, minha opinião sobre eles já havia mudado. Nem somente pela história que contavam. Mas porque a contavam de uma maneira tão apaixonada, o homem com uma admiração tão grande por sua mulher.

Os olhos claros dele olhavam para ela derramando afeto e reconhecimento, enquanto a boca dizia o quanto ela era querida por todos que trabalharam com ela, agora já aposentada.

Ele foi chamado para a consulta e ela nos pediu desculpas pois devia acompanhá-lo. Voltaram e ao invés de irem embora, sentaram ao nosso lado, contando detalhes familiares nem tão felizes. Mas eles, eles esbanjavam superação e vitalidade. Nos fizeram esquecer nossos problemas por algum tempo. Foi bonito e bom.

Eles estavam para a vida.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Legal, você querer comentar esse post!

Se tiver dificuldade, duas dicas:
Assine no corpo da mensagem (se quiser) e em "comentar como" escolha a opção "Anônimo". Saberemos quem foi porque a mensagem está assinada.

E antes de postar, escolha "visualizar", se estiver como você quer, então clique em "postar".

Desde já, obrigada pela participação!

Você só viu esse post? Que tal fazer uma visitnha ao meu blog?
Passa lá...
http://duaia.blogspot.com

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial