segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Museu Nacional e Anestesia.

Excepcionalmente, o tradicional post de segunda-feira "Para Começar Bem a Semana" vai ficar para amanhã. Hoje precisamos falar sobre Anestesia.


Já temos o trend topic da semana, perfeito para a culminância do Sete de Setembro: identidade, memória e história, tudo junto e incendiado no Museu Nacional, se nada mais impactante acontecer, claro. Guardemos um pouco os temas da (falta de) Saúde, da (exuberância da) Violência, da (o que mesmo?) Educação. Eles estão sempre aí. E Natureza, Ciência e Arte já não chegam a ser temas, mesmo.
Andamos anestesiados, até para comprar pão. Para quem ainda compra pão. A menor violência nas grandes metrópoles é ver a sujeira e as pessoas jogadas, na rua, tenham o problema que forem. Recordar Pessoa é mais fácil que se lembrar da pessoa, ali, com seu pedido esperado e sua inesperada reação, quem sabe, “pensa fingir que é dor, a dor que deveras sente”.
Dose maior de anestesia é necessária ao nos depararmos com as carências, humilhações e sofrimentos (muitas vezes desnecessários) de quem está envolvido com o tema da Saúde, seja como usuário, seja como acompanhante ou trabalhador da área. E pensar que muitas vezes, eles não tem a anestesia necessária e concreta. O corrupto comeu.
Também é necessário acrescer a dose de anestesia, em razão inversamente proporcional à distância que se tem do dos helicópteros e tiros de variadas espécies, dos mortos com ou sem uniformes, com ou sem idade e razão.  Violência a serviço de que interesses?
A palavra de ordem é naturalizar.  Naturalizar a dor, a falta de sensibilidade, a ironia, a impotência diante da corrupção deslavada e homicida em suas diversas formas. Quanto segue aí, apesar de algo estar sendo feito? Betinho dizia que quem tem fome, tem pressa. Quem precisa de atendimento, tem muita pressa.
Mas na semana desse feriado especial, um plus, extensivo ao resto do mundo. Além da anestesia, a extinção de acervo, da memória até do já extinto.
Mas para que tanta concretude, né? Logo, logo, nesses futuros distópicos imaginados, vai surgir um game que redesenha o Museu Nacional. Nossos bisnetos e bisnetas terão a oportunidade de escolher se preferem ser o dinossauro remontado ou Luzia, e mesmo conversar com Napoleão e a múmia, tudo assim, com lentes de contato 3D de realidade virtual, Talvez escolham por eles. É. Talvez não entendam bem o que significa aquilo tudo. Talvez entendam mais. Talvez não deem valor à vida, talvez deem mais.
Que não seja utopia pensar que se chocarão ao saber que seus bisavós viviam em um mundo tão árduo e mesmo assim conseguiram criar obras de arte e ser fraternos (muitas vezes, só um pouquinho). Com tudo o que passaram, ainda assim, foram capazes de deixar a eles como legado o estranhamento à opressão, ao descaso, à barbárie, à corrupção, ao egoísmo, ao preconceito, à ignorância.
Talvez ainda dê tempo. E esse tempo é agora.

0 Comentários:

Postar um comentário

Legal, você querer comentar esse post!

Se tiver dificuldade, duas dicas:
Assine no corpo da mensagem (se quiser) e em "comentar como" escolha a opção "Anônimo". Saberemos quem foi porque a mensagem está assinada.

E antes de postar, escolha "visualizar", se estiver como você quer, então clique em "postar".

Desde já, obrigada pela participação!

Você só viu esse post? Que tal fazer uma visitnha ao meu blog?
Passa lá...
http://duaia.blogspot.com

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial